DestaqueDossierLocalNacionalOutras

CTT ajudam a reflorestar Madeira e Alvão

Resultado da 3.ª campanha “Uma Árvore pela Floresta”, os CTT vão promover a plantação de 5300 plantas autóctones na Serra do Alvão e na Ilha da Madeira.

De acordo com um comunicado dos CTT, foram 5300 as árvores adquiridas em 2016 pelos portugueses aos balcões dos Correios, ao abrigo da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.

A campanha bateu todos os recordes de vendas, tendo como objectivo ajudar a reflorestação da Serra do Alvão (que ocorre já durante o mês de Fevereiro) e da Ilha da Madeira (em data a designar), dois locais bastante fustigados pelos incêndios no Verão de 2016.

Nesta edição da iniciativa, a Quercus e os CTT escolheram o Castanheiro (Castanea sativa) para o desenho dos kits “Uma Árvore pela Floresta”. As vendas prolongaram-se até 15 de Dezembro em 320 lojas dos CTT, o que permitiu juntar mais cerca de 1000 árvores às plantações que irão decorrer este ano.

No seu toal, o número de árvores autóctones plantadas em regiões onde o problema dos incêndios florestais mais se tem sentido já ultrapassa as 11 mil, em localizações como a Peneda Gerês, Serra da Estrela, e agora Funchal e Serra do Alvão.

De acordo com os CTT, em ambas as iniciativas será organizada uma acção de voluntariado para reflorestação, destinada aos apoiantes que registaram as suas árvores no website do projecto disponível em  http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt. As duas acções estão abertas à participação de voluntários, sujeitas a inscrição prévia em criarbosques@quercus.pt.

Já no próximo dia 18 de Fevereiro, às 10h, será efectuada uma actividade de sementeira no sítio da Casa Velha, Santo da Serra, Quatro Estradas na Subida para o Poiso. Irá contar com a preciosa ajuda do Instituto das Florestas e da Conservação e da Natureza e dos Vigilantes da Natureza. Na Serra do Alvão as plantações realizar-se-ão nos dias 17 e 18 de Março e contam também com o apoio do ICNF.

Em 2017 a campanha “Uma Árvore pela Floresta” estará de volta, com um novo kit alusivo a uma nova espécie autóctone, e com o mesmo objectivo de ajudar as regiões e as populações mais afectadas pelos incêndios.

O projecto “Uma Árvore pela Floresta” ganhou o prémio Green Project Awards 2015 na categoria Iniciativa de Mobilização e foi vencedor, em 2016, do prémio de Ambiente da PostEurop, uma organização afiliada das Nações Unidas, que reúne 52 operadores postais europeus.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close