DossierEducaçãoLocal

Fernando Medina inaugura Escola Sarah Afonso nos Olivais

 resized_Inauguração Sarah Afonso (79)O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, descerrou a placa alusiva à inauguração do equipamento, na companhia da presidente Rute Lima e dos representantes da comunidade escolar.

O dia festivo começou com a tradicional vistoria ao equipamento: 18 salas de aula totalmente renovadas, espaços comuns como refeitório, posto médico e biblioteca, pavilhão polidesportivo novinho em folha e arranjo dos espaços exteriores com duas áreas de recreio distintas para as diferentes faixas etárias.

Alheias à comitiva que circulava pelas instalações, as crianças continuaram a desenvolver as suas actividades, que vão apenas no segundo dia do novo ano lectivo… Os alunos que estavam no pavilhão a praticar ginástica até tiveram direito a uma monumental salva de palmas no fim do exercício!

E depois do descerramento da placa alusiva à inauguração da Escola Sarah Afonso, chegou a altura de ouvir as palavras dos principais intervenientes no processo de requalificação do equipamento: a representante da Associação de Pais, o director do Agrupamento de Escolas, a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, a vereadora da Educação e o presidente da Câmara de Lisboa.

Representando os pais e encarregados de educação, Marta Neves deu conta do “reconhecimento e alegria” com que encarava o momento solene. “Desde 2010 que nos empenhámos e esforçámos para concretizar um sonho: uma escola nova para as nossas crianças, a fim de garantir as melhores condições no seu dia-a-dia, permitindo o desenvolvimento das suas capacidades de forma saudável e em segurança”.

Por seu turno, António Pinto da Cruz, director do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, expressou a sua gratidão à Câmara pela requalificação da escola e dirigiu uma referência particular ao esforço desenvolvido pela Associação de Pais, no “exercício do seu dever cívico”, sempre com “tranquilidade, calma e paciência”. Não deixou de se manifestar orgulhoso pela “escola nova, espaçosa, branca e tão minuciosamente pensada”.

resized_Inauguração Sarah Afonso (11)A presidente Rute Lima, depois de saudar a presença de todos, salientou a importância e simbologia do dia, confessando a sua alegria. “Comecei a sofrer com estes pais há muito tempo, acabei por perfilhar os seus anseios, as suas preocupações, os seus desejos. Trabalhámos como uma equipa, reunimos diversas vezes com os intervenientes, nomeadamente com o Dr. António Costa e chegamos a este momento muito feliz”, apontou a autarca. E terminou lembrando que “a Junta de Freguesia é a entidade que fará a partir de hoje a gestão deste equipamento, com ainda maior orgulho”.

Escola pública de excelência

Graça Fonseca, vereadora da Educação da CML, salientou a “aposta na escola pública e na educação como um dos pilares centrais da política municipal em Lisboa”, recordando que “O programa Escola Nova partiu da constatação de que Lisboa, por incrível que possa parecer, tinha um dos piores parques escolares do país”. De acordo com a vereadora, o programa totaliza cerca de 111 intervenções, representando mais de 100 milhões de euros de investimento.

Por fim, Fernando Medina reiterou o projecto educativo municipal: “A escola pública de excelência é uma aposta essencial para o desenvolvimento do nosso país”, fazendo ainda referência ao “atraso de décadas na área da educação”. Depois de mencionar o nome de António Costa como obreiro do programa Escola Nova, e na hora de reconhecer o esforço desenvolvido pelos parceiros, o edil confessou: “A parte das instalações da escola é a mais fácil de se fazer. A mais difícil é a construção de uma comunidade educativa que seja capaz de puxar pela escola e de a fazer vencer, de ter lideranças, professores motivados e pais activos na defesa da escola”. E completou afirmando que “Não merece agradecimento quem só cumpre a sua função. É nossa obrigação, enquanto Câmara Municipal, enquanto responsáveis eleitos, enquanto depositários da vontade dos munícipes, sermos capazes de dar resposta a este grande projecto que a comunidade demonstrou que queria muito. A mensagem que deixamos a esta comunidade é a do nosso total e absoluto compromisso com a escola pública de excelência”.

resized_Inauguração Sarah Afonso (76)Ainda esta semana, e depois da inauguração também da Escola do Convento do Desagravo, na Freguesia de São Vicente, estão previstas mais duas inaugurações: a Escola Básica dos Lóios, em Marvila, na quarta-feira, e o Jardim de Infância de Belém, na quinta-feira.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close