Cultura

Exposição temporária “O Museu antes de o ser”

O Museu de Lisboa – Teatro Romano inaugura, no dia 22 de Outubro, a exposição “O Museu antes de o ser”, que ficará patente ao público de 23 de Outubro a 13 de Março de 2022 e que desvenda as muitas vidas deste Museu.

Hoje, o museu dedicado ao teatro romano é um local de contemplação e memória, mas cada um dos espaços que hoje integram o Museu de Lisboa – Teatro Romano – terraço, pátio, sítio arqueológico, edifício sul que alberga a exposição de longa duração, o imóvel onde se encontra a recepção do museu, com fachada para a Rua de São Mamede – tem passados insuspeitos, histórias que se escondem umas por baixo de outras.

«De entre fotografias de arquivo, documentos legais, objectos decorativos e utilitários descobertos em escavações, desenterramos diversas memórias que contam a história deste território, que já passou por tantas transformações e utilizações. Esta exposição ilustra a relevância do núcleo do Teatro Romano, enquanto casa do legado arqueológico da cidade, que preserva, protege e interpreta as diferentes histórias que dele decorrem», declara Lídia Fernandes, coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano.

Palco de comédias e tragédias, celeiro, casa de habitação ou fábrica de malas. Estas são algumas das muitas vidas que o Museu teve, antes de o ser. À medida que, lenta e cuidadosamente, vamos levantando cada uma das camadas de terra de que o museu se foi fazendo, muitas são as vidas agora reveladas pela exposição O Museu antes de o ser.

Até dia 13 de Março de 2022, a exposição far-se-á acompanhar por uma programação paralela diversificada em visitas orientadas e visitas-oficinas, conduzidas pelos curadores da exposição e pelo serviço educativo do museu.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close