
O Museu do Oriente mostra relíquias “Das Terras do Preste João” em exposição a inaugurar esta quinta-feira, 28 de Junho.
O que levou um rei cristão do Oriente a tornar-se uma lenda inspiradora, inclusive de muitas das viagens dos Descobrimentos Portugueses, é o que o Museu do Oriente mostra na exposição “Das Terras do Preste João”, que inaugura a 28 de Junho, às 18h30.
Uma selecção de artefactos pertencentes a quatro coleccionadores privados e algumas obras da Biblioteca Nacional, convidam o visitante a conhecer a diversidade cultural de um território hoje conhecido como Etiópia, por ocasião dos 500 anos de relações diplomáticas e cooperação técnica entre este país e Portugal, cujas comemorações tiveram início em 2015 e se prolongam até 2020. Esta data remete para a chegada à Etiópia de Francisco Álvares e de uma Embaixada Portuguesa em 1520.
Ourivesaria tradicional, esculturas, pinturas e obras bibliográficas, que datam entre o século XV e XXI, abrem uma fresta sobre o passado de uma terra que foi sede de um dos grandes impérios da Antiguidade e relacionam-no com a actualidade. A exposição é comissariada por Isabel Boavida, actual conselheira cultural da Embaixada de Portugal na Etiópia e do Instituto Camões na Etiópia.
A exposição está patente até 16 de Setembro e integra também as comemorações do Ano Europeu do Património Cultural 2018.
Exposição “Das Terras do Preste João”
Horário: terça-feira a domingo, 10h-18h
(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h, com entrada gratuita a partir das 18h)
Preço: 6 €