Início » Destaque, Dossier, Local, Nacional » Eurovisão: Lisboa recebe testemunho

Lisboa recebeu esta segunda-feira, dia 29 de Janeiro, o testemunho da última cidade a organizar o Festival Eurovisão da Canção, Kiev.

A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de duas das quatro apresentadoras da RTP para o evento: Filomena Cautela e Sílvia Alberto. Os protagonistas foram Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Vitali Klitschko, o ex-pugilista ucraniano que foi eleito presidente da Câmara de Kiev.

O testemunho foi transmitido na forma de um grande molho de chaves, contendo as insígnias de todas as cidades anfitriãs do certame.

O grande dia chegará a 12 de Maio e a fase final – dois dias de semi-finais a 8 e 10 de Maio e uma grande final no dia 12 – realizam-se em Portugal porque foi um português a vencer o festival do ano passado. Como todos sabemos, a vitória coube a Salvador Sobral, com o tema “Amar pelos Dois”.

A cerimónia desta segunda-feira, transmitida em directo pela RTP e no facebook da Câmara de Lisboa, ficou marcada pelo anúncio dos países participantes nas semi-finais e pela respectiva distribuição pelos dois dias. Eis o alinhamento:

1.ª Semi-final: 8 de Maio

Primeira parte: Bielorrússia, Bulgária, Lituânia, Âlbania, Républica Checa, Bélgica, Islândia, Azerbeijão, Israel, Estónia

Segunda parte: Suíça, Finlândia, Áustria, Irlanda, Arménia, Chipre, Croácia, Grécia, República da Macedónia

2.ª Semi-final: 10 de Maio

Primeira parte: Rússia, Sérvia, Dinamarca, Roménia, Austrália, Noruega, Moldávia, São Marino, Holanda

Segunda parte: Montenegro, Suécia, Hungria, Malta, Letónia, Geórgia, Polónia, Eslovénia, Ucrânia

Final: 12 de Maio

Todos estes eventos se realizam na Altice Arena, no Parque das Nações.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!