DestaqueSociedade

Estufa Fria mostra “Lisboa, refúgio de polinizadores”

Estufa Fria de Lisboa inaugura exposição de fotografia ‘Lisboa, refúgio de polinizadores’ no Dia Mundial do Ambiente 

A Câmara Municipal de Lisboa celebra o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, com a inauguração da exposição de fotografia ‘Lisboa, refúgio de polinizadores’, na Estufa Fria de Lisboa. 

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa Syngenta, no âmbito do programa internacional de protecção dos polinizadores e estímulo da biodiversidade na agricultura ‘Operation Pollinator’.

Lisboa tem-se vindo a afirmar como cidade amiga dos polinizadores com um projeto-piloto na Rotunda dos Olivais. O espaço foi semeado com uma mistura de sementes (trevos, ervilhaca, tremocilha, coentros, colza, entre outras espécies) “Operation Pollinator” que deram lugar a um prado florido onde as abelhas e outros insetos polinizadores encontram alimento e refúgio. Outros espaços verdes da cidade estão a ser preparados para albergar futuramente estes “oásis” para polinizadores.

A exposição ‘Lisboa, refúgio de polinizadores’ patente na Estufa Fria de Lisboa convida a descobrir o fascinante mundo dos polinizadores e pretende sensibilizar os visitantes para o papel vital destes seres vivos na alimentação e na biodiversidade do Planeta.

De facto, a humanidade depende destes pequenos heróis em muitos aspectos. Na agricultura, mais de 75% das principais espécies de plantas necessita da polinização por insectos e outros animais, para produzir frutos em quantidade e de qualidade. Sem eles a nossa alimentação seria bem menos rica e diversificada.

Por outro lado, nos ecossistemas selvagens, os polinizadores são verdadeiros guardiões da diversidade genética das plantas e no meio urbano ajudam a manter os espaços verdes floridos, a controlar as pragas e a minimizar as alergias.

As fotografias expostas na Estufa Fria de Lisboa, até dia 5 de Julho, retratam diversas espécies de polinizadores encontradas em campos agrícolas de Portugal e Espanha onde foram instaladas margens multifuncionais com a mistura de sementes polinizadoras. 

Os autores das fotografias são entomólogos e outros especialistas que participam na validação científica do programa internacional ‘Operation Pollinator’, que já beneficiou mais 8,2 milhões de hectares de campos agrícolas em todo o mundo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close