No dia 3 de Julho foi inaugurado o parque de estacionamento do Colégio Militar, em Lisboa, com capacidade para 415 viaturas. Os utilizadores do passe Navegante têm agora a possibilidade de estacionar gratuitamente, entre as 7h30 e as 21h00 neste e em mais dois parques da EMEL: o da Ameixoeira, com 280 lugares e o da Avenida de Pádua, com 248 lugares. Na inauguração deste novo parque de estacionamento, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou a previsão de entrada em funcionamento de mais dois parques no Lumiar e em Santa Clara.
O objectivo é incentivar os condutores dos mais de 360 mil carros que diariamente entram na cidade a deixarem as suas viaturas nestes parques e a utilizar os transportes públicos ou as bicicletas da rede GIRA, também incluídas no passe Navegante a título gratuito. Com esta medida pretende-se facilitar a circulação de trânsito nas ruas da cidade e também a redução das emissões de carbono em Lisboa.
Com o mesmo cartão Navegante é possível aceder a todos os parques, bastando na primeira utilização de cada parque efectuar a validação do passe.
Para 2025 estão já anunciados mais dois parques Navegante: Azinhaga da Cidade, com 165 lugares exclusivos para residentes da freguesia do Lumiar; e Pontinha Sul, com 387 lugares para quem tenha passe de utilização de transportes públicos.
E já em Setembro próximo os moradores do Lumiar e Santa Clara terão à sua disposição mais dois parques de estacionamento exclusivos a residentes: Telheiras Poente, com 155 lugares e Telheiras nascente – 106 lugares.
Conforme dados da EMEL, a empresa que gere o estacionamento em Lisboa, no próximo ano a cidade terá 1.900 lugares gratuitos disponíveis para os detentores do passe Navegante.