DestaqueEducação

Escolas prontas para reabrir

A partir de dia 18 de Maio os alunos do 11.º e 12.º anos retomam as suas aulas presenciais, embora com um conjunto apertado de regras. O primeiro-ministro António Costa, acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, deslocou-se, no dia 13, à Unidade de Apoio Geral de Material do Exército, em Benavente, onde está armazenado o material de protecção individual que será distribuído pelas escolas, para se assegurar de que tudo está pronto para um recomeço em segurança.

Nesta primeira fase, serão distribuídas cerca de quatro milhões de máscaras por 500 escolas

Elogiando o trabalho das Forças Armadas no planeamento e organização dos materiais a distribuir nos estabelecimentos de ensino, António Costa destacou ainda o papel fundamental que esta força militar teve na desinfecção das escolas e deixou conselhos para que tudo corra da melhor forma possível: “O vírus não existe nas escolas. O vírus existe em cada um de nós e é cada um de nós que o transporta. Para além da máscara, da lavagem das mãos, é fundamental praticarmos a regra da distância de segurança, a etiqueta respiratória e mantermos as normas de higiene”.

O ministro da Defesa Nacional destacou o trabalho das Forças Armadas, desenvolvido em coordenação com a área de Governo da Saúde na montagem de hospitais, no apoio a lares de idosos e agora com a área da Educação.

Já o ministro da Educação destacou o importante trabalho dos militares na desinfecção das escolas bem como nas acções de formação.

A conclusão do ano lectivo para os alunos do ensino secundário passa pelo retorno às aulas presenciais mas para que a produtividade desejada seja alcançável “é essencial que todos se sintam confortáveis. E todos só podem estar confortáveis se todos estiverem seguros. Só assim há confiança”, afirmou António Costa.

Silva Ribeiro, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, assegurou que a distribuição de material de desinfecção e protecção pelas escolas estará concluída até Sexta-feira, dia 15.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close