DossierEducaçãoSociedade

Escola Eça de Queirós é “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”

O dia 20 de Abril foi vivido de forma intensa na Escola Secundária Eça de Queirós, nos Olivais, e o EXPRESSO do Oriente esteve presente!

Neste dia, a escola inaugurou a Exposição Itinerante “Move-te por Valores”, num cruzamento feliz e oportuno entre as acções do programa do Parlamento Europeu “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Esta exposição itinerante vai percorrer o país e o pontapé de saída foi dado na Eça.

Na cerimónia, que incluiu o descerramento de uma placa que comemora o estatuto de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, participaram os eurodeputados José Ribeiro e Castro e Marisa Matias, representantes do IPDJ e dois ex-árbitros de futebol, embaixadores do PNED, Duarte Gomes e João Capela, além da vice-presidente do agrupamento escolar, Isabel Nascimento.

Dando o mote para a sessão, o professor Fernando Pinto, que na Escola Eça de Queirós funcionou como elo de ligação entre os vários projectos, falou do “casamento extraordinário entre os valores do desporto e os valores da cidadania europeia”.

Numa tarde animada por momentos em que os alunos presentes no auditório, aqui em Lisboa, puderam falar com colegas lituanos via Skype, ou em que os alunos premiados no Parlamento Jovem e Euroscola receberam os seus diplomas, falou-se muito nos valores do respeito e da tolerância, mas também da importância de sonhar e de ousar realizar os projectos de cada um, com humildade e curiosidade.

O aluno Fábio Fernandes foi um dos alunos mais aplaudidos e recebeu um diploma especial de embaixador de mérito dos valores da cidadania europeia. Parabéns!

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. Muito obrigado pela notícia! E muito obrigado pela vossa presença na celebração!
    É com muito orgulho e satisfação que participamos neste projecto europeu.
    Se tudo correr como está previsto, no próximo ano participaremos na 3.ª e última edição do projecto.
    Mas esta ano as actividades ainda não acabaram!
    Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close