Cultura
Ernesto Matos apresenta “Calçada Artística Portuguesa – Anima Patriae”
Baseado na sua tese de Doutoramento defendida na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2022, Ernesto Matos apresenta o livro/álbum "A calçada artística portuguesa no Estado Novo - Políticas culturais e urbanas entre 1926 e 1974".

“Sobre a temática da calçada artística portuguesa, este livro de 520 páginas aborda todo o historial, do passado à actualidade, desta técnica de empedramento tradicional em que os portugueses, através da sua “alma” persistente e perseverante, souberam desenvolver ao longo de várias gerações. Prova ainda como o Estado Novo se apoderou desta cultura popular para manifestar, dentro de uma cultura erudita, uma ideologia que seguia padrões de países internacionais ligados ao Fascismo. Todavia, é nesta época que se encontram trabalhos de calçada artística de grande rigor estético e técnico que deixaram a marca de uma geração de grandes calceteiros portugueses. Trabalhos posteriores, após a entrada de Portugal na Democracia, já revelam um certo desleixo a esta profissão, como se podem ver os inúmeros exemplos um pouco por todo o país, com a falta de um rigor nos acabamentos”, conta-nos o autor.
Com cerca de 1800 imagens, recorrendo em grande parte delas a fotografias de drone, esta edição, também traduzida para a língua inglesa, revela-nos com originalidade inúmeros pavimentos artísticos, muitos deles desconhecidos do público, e oferece-nos outras informações técnicas de 80 localidades nacionais e ainda de outros 12 países do mundo.
O livro de Ernesto Matos está à venda na Livraria da Travessa, Rua da Escola Politécnica n.º 46, em Lisboa.