Início » Destaque, Dossier, Local, Outras » Elevador de Santa Justa renovado

O Elevador de Santa Justa recebeu uma intervenção de restauro e manutenção no seu piso térreo e vai ser alvo de trabalhos adicionais nas estruturas.

O equipamento completa este ano 115 anos de idade e encontra-se em processo de remodelação desde 2009, altura em que começaram a ser melhoradas as suas condições de segurança.

As obras agora concluídas prometem aumentar a funcionalidade dos espaços e melhorar a experiência de visita para o milhão de turistas que recebe, por ano (nacionais e estrangeiros). Trata-se de uma intervenção de restauro e melhoramentos que incidiu sobre o piso térreo do monumento, num projecto a cargo do arquitecto Miguel Arruda.

De acordo com um comunicado da Carristur, “Foi feito um conjunto de acções na estrutura, com o objectivo que esta obra de arte readquirisse a sua forma e desenho original. As intervenções realizaram-se ao nível dos tectos, dos revestimentos, da reparação dos elementos metálicos, da recuperação e/ou substituição das peças ornamentais deterioradas, entre outras. O espaço manteve a sua singularidade e ganhou maior luminosidade e profundidade. Estas alterações permitiram ainda a criação de um espaço comercial”.

O comunicado recorda ainda que o Elevador de Santa Justa é desde 2002 classificado como Monumento Nacional e um dos monumentos mais visitados e fotografados da cidade, que oferece uma vista de 360 graus no topo. Inaugurado em 1902, projectado pelo engenheiro Raul Mesnier de Ponsard, foi electrificado cinco anos mais tarde.

Os dois elevadores actualmente existentes vão ser alvo de intervenção nos próximos meses, sem que tal implique o encerramento das visitas.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!