DestaqueDossierLocalNacionalOutras

EDP Distribuição preserva a cegonha branca

A EDP Distribuição dá conta de que o ano de 2017 foi mais um ano bem-sucedido no campo da preservação da avifauna.

Na prática, o esforço da empresa pretende conciliar a prestação de um serviço técnico de qualidade com a manutenção das preocupações com a preservação da avifauna, particularmente no relacionado com a nidificação da cegonha branca.

Estas intervenções voluntárias envolvem, nomeadamente, a remoção e/ou transferência de ninhos que se encontram em locais considerados potencialmente perigosos para a espécie. No meio envolvente, sempre que tecnicamente possível e indicado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), são criados locais seguros para nidificação desta espécie, através da colocação de apoios próprios, com plataforma de nidificação associada.

Quer isto dizer que, entre o mês de Setembro e o final de cada ano, meses em que a cegonha branca não nidifica, a EDP Distribuição põe em marcha a Operação Cegonha Branca: uma campanha que identifica os ninhos a necessitar de intervenção, transfere-os ou remove-os dos locais em que se encontram e ajudam assim a garantir a segurança das cegonhas.

Adicionalmente, depois da remoção dos ninhos, são colocados Dispositivos Dissuasores de Nidificação, do tipo turbina e guarda-chuva, nos respectivos apoios de rede. Assim, diminui a probabilidade de eletrocussão dos animais e desincentiva-se a nidificação nas épocas seguintes.

Em 2017 foram identificados 153 ninhos de cegonha branca a necessitar de intervenção. Devidamente licenciada pelo ICNF, a campanha do ano passado atingiu uma taxa de realização de 96,7% (148 ninhos removidos/transferidos), com apenas menos 5 ninhos do que o total, devido, essencialmente, a limitações no acesso aos ninhos por parte dos proprietários dos terrenos (Porto, Lagos, Portimão).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close