LocalOutras

EDP Distribuição melhora equipamentos

A EDP Distribuição levou a cabo intervenções de redução do impacto visual em Mafra e de reforço da potência em São João das Lampas.

No âmbito do Programa de Promoção Ambiental, a empresa vai desmontar a rede aérea de Média Tensão em Mafra; por outro lado, e no âmbito dos seus planos de investimento, a EDP Distribuição identificou e adquiriu um terreno na localidade de Godigana (São João das Lampas, Sintra), onde instalou uma nova Subestação.

Em relação à redução do impacto da rede de distribuição em Mafra, o Programa de Promoção Ambiental incide sobre áreas de elevada densidade populacional e urbanisticamente estabilizadas, através do enterramento de linhas aéreas totalmente amortizadas. Neste sentido, foi elaborado um projecto que contempla a desmontagem de rede aérea de Média Tensão (MT).

Ao todo, serão desmontados 400 metros de linha aérea em zona urbana. Não foi instalado qualquer troço subterrâneo dado que a configuração da rede suporta, sem compensações, a desmontagem do troço aéreo.

A obra consequente deste projecto – com o valor estimado de 11 mil euros – será executada até ao fim do primeiro trimestre de 2017.

Quanto à nova Subestação da área de São João das Lampas, foi prevista a instalação de um Transformador de Potência de 20 MVA e 5 saídas de Média Tensão – 10 kV, bem como alguns reforços na rede MT, assim como a instalação de quatro novos postos de telecomando.

Na elaboração dos projetos foram consultadas várias entidades, a fim de emitirem os respetivos pareceres, nomeadamente a Autarquia de Sintra, o Estado Maior da Força Aérea, a Infraestruturas de Portugal e a Direção Geral de Energia e Geologia.

Os projetos de reforço da rede de média tensão preveem a instalação de aproximadamente 3 km de rede subterrânea e a supressão de linhas e postes de rede aérea, contribuindo para a melhoria do enquadramento paisagístico na zona.

O investimento previsto para reforço das infraestruturas eléctricas de média tensão é de aproximadamente 700 mil euros e o custo global da obra da nova Subestação da Godigana de 4 milhões de euros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close