Início » Dossier, Nacional, Sociedade » EDP apresenta Integrid

O projeto piloto de redes inteligentes de energia foi apresentado no dia 20 de julho em Alcochete, numa sessão que contou com a presença de Fernando Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, e de João Torres, Presidente da EDP Distribuição.

O InteGrid, coordenado pela EDP Distribuição, pretende desenvolver soluções inovadoras na área das redes inteligentes, ao nível da flexibilidade do consumo de energia, dos sistemas de armazenamento de eletricidade e produção de energias renováveis.

Nesta primeira fase, em Alcochete, o projeto vai abranger cem clientes residenciais, que vão ter a oportunidade de, não só melhorar a sua eficiência energética, como também contribuir para um sistema elétrico mais flexível, através de ferramentas que vão dar acesso a informação mais detalhada sobre o seu consumo de energia, e que permitam a interação com as redes inteligentes. A EDP Distribuição vai instalar na casa dos clientes equipamentos avançados para produção, consumo ou armazenamento de energia, como painéis solares, máquinas de lavar roupa inteligentes, baterias, termoacumuladores e sistemas de gestão de energia.

Segundo João Torres, Presidente da EDP Distribuição, “este projeto permite que os clientes assumam um papel mais central, em linha com a mais recente politica energética europeia, pois estes equipamentos instalados nas suas casas vão permitir que se tornem consumidores ativos, com capacidades para fazer uma gestão dos seus consumos de energia. Este projeto é também uma oportunidade para reforçar relações entre a comunidade e a empresa.”

Alcochete é um dos quatro demonstradores do projeto em Portugal, em conjunto com Valverde (Évora), Mafra e Caldas da Rainha.

Este projeto envolve 14 parceiros de 8 países europeus e pretende instalar demonstradores de redes elétricas inteligentes em Portugal, Suécia e Eslovénia. Foi aprovado pela Comissão Europeia com um orçamento de 15 milhões de euros e tem a duração de 42 meses.

Toda a informação sobre este projeto em https://integrid-h2020.eu/.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!