DossierLocalNacional

Edição EXPRESSO do Oriente – Outubro

Já está disponível a edição de Outubro do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Este mês visitamos os Olivais para dar a conhecer os melhores alunos da Escola Secundária António Damásio. Ali, ficamos também a saber, pela voz de Ana Filipa Bessa, investigadora da Universidade de Coimbra, que há um mar de plástico que é urgente combater.

Porque gostamos de trabalhar as boas notícias, destacamos a vitória de Portugal no Mundial de Atletismo de Síndrome de Down, onde se sagrou campeão e arrecadou 29 medalhas – cinco de ouro, 14 de prata e 10 de bronze! … são atletas certamente justíssimos merecedores de uma condecoração presidencial! Fica a idéia…

Acreditamos que um gesto pode conter a alma toda e portanto, avisamos já que, a de 8 de Novembro, vamos visitar o Movimento de Arte Contemporânea para assistir à inauguração da exposição de arte de Ricardo Paula, que ali permanecerá até 7 de Dezembro.

E porque somos contra a qualquer tipo de crime, damos aqui visibilidade à campanha da APAV “Combate o ódio com respeito”, leia na página 2 e fique a saber do que se trata.

Já conhece a nova aplicação da Câmara Municipal de Lisboa? Nós já! Até já reportamos situações que foram prontamente resolvidas. É para isso que serve. Faça já o download e utilize-a sempre que seja necessário.

Outubro está a ser um mês recheado de cultura na zona oriental de Lisboa. Em Marvila contamos com a iniciativa “Os Dias de Marvila” para levar teatro, dança, música, exposições e conferências aos mais diversos pontos da cidade; na sede da AMBA ficamos a conhecer a obra “Espelho”; ouvimos fado na Casa do Concelho de Castro Daire, assistimos à inauguração do Festival Oriente-se a convite do Teatro Contra-Senso e saímos encantados da Feira Medieval na Mata de Vale Fundão… é muita cultura numa só freguesia!

Porque somos fãs confessos da Revista Egoísta, tempos o grato prazer de publicar na íntegra o editorial de Mário Assis Ferreira, “Fronteiras – os Muros do Medo”. Um excelente texto que nos desperta a vontade de reflectir sobre o tema.

No Beato, temos já marcada a nossa presença no Vitória Clube de Lisboa, porque “Há Revista no Vitória” e não é apenas uma sessão… tem várias datas em que pode escolher nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Também contribuímos para a campanha de reciclagem que promete um novo parque infantil e ficamos a saber que no Espaço Saúde da Junta de Freguesia há uma mova especialidade para a qual pode marcar consulta. Visite a página 10 do EXPRESSO do Oriente.

O Dia 1 de Outubro foi de muita animação para os seniores da Penha de França que tiveram um dia totalmente dedicado a eles. Durante o mês de Setembro, a população também pôde desfrutar da iniciativa Jazz na Praça, promovida pela Junta de Freguesia e que já vai na 9.ª edição na Praça Paiva Couceiro.

E porque a Penha está sempre um passo à frente, a limpeza das ervas daninhas faz-se agora de uma forma inovadora, fique a saber como na página 11.

Demos um saltinho ao Lumiar para assistir à colocação da primeira pedra daquele que irá ser o novo Bairro da Cruz Vermelha. Daqui a cerca de um ano e meio, estaremos lá para testemunhar a entrega das primeiras chaves às 130 famílias contempladas pelo realojamento.

Ainda no Lumiar poderá o leitor visitar a exposição 20 anos, 20 rostos, patente ao público até finais de Novembro. Espreite!

Na freguesia de São Vicente acompanhamos as obras de melhoria do espaço público e ficamos a saber que a autarquia local tem permanentemente em curso pequenas obras que podem parecer insignificantes mas que fazem toda a diferença no dia-a-dia dos moradores.

Fazemos a habitual ronda freguesia a freguesia para destacar o que está “em cartaz”.

Se quer saber mais, leia a edição completa aqui

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close