Destaque

Edição de Março do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Março do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Ainda faltam quase três meses para as Festas de Lisboa mas nós já não resistimos: somos 100% Sardinha! No mês em que são postos à venda os novos passes, estamos cheios de vontade de percorrer mais uma vez a cidade que amamos. Vamos a isso!

Começamos pelas instalações da Xerox no Parque das Nações, onde a empresa e os Rotários dos Olivais convidaram a fadista Katia Guerreiro para cantar o fado aos miúdos. Saiba como tudo correu na página dois.

Segue-se uma reunião pública de Câmara para ouvir os fregueses do Beato e de Marvila, em que foram abordados sobretudo os temas da habitação, espaço público, mobilidade e estacionamento.

Para relaxar depois de ouvir tanto problema por resolver, experimentamos uma aula aberta de yoga nos Olivais e contamos tudo sobre a nossa experiência na página quatro.

Agora com energias redobradas, aterramos em Marvila para um jantar com noite de fados nas instalações do CLAF, uma visita à Freguesia com o presidente da Câmara e o presidente da Junta, e ainda temos tempo para deitar um olho sobre o Orçamento Participativo local: acabou de terminar a primeira edição e já está na hora de submeter novas propostas para a segunda!

Como grande destaque, na página seis, apresentamos os contornos gerais dos novos passes únicos para a Área Metropolitana de Lisboa, que vão reduzir em larga medida os encargos das famílias em transportes. São postos à venda dia 26 de Março e entram em vigor a 1 de Abril.

Há mais uma carreira de bairro em Alcântara e há novidades no Metro de Arroios, mas é em São Vicente que vamos parar, observando cuidadosamente o espaço público, depois de um conjunto de intervenções levadas a cabo pela Junta de Freguesia local.

Anunciamos 1000 vagas em creches lá para 2021 e 50 habitações municipais prontas já em Abril no Bairro da Boavista (Freguesia de Benfica), até que chegamos à Penha de França para recordar dois acontecimentos que marcaram o último mês: os festejos de Carnaval e o Dia da Mulher. Mas não é só: também ficámos a saber mais sobre cozinha vegetariana, com o apoio da Junta de Freguesia, ainda na página nove.

Por falar em Dia da Mulher, já tínhamos entregado a Medalha de Mérito ao Movimento Democrático das Mulheres, nas primeiras páginas; agora trocamos dois dedos de conversa com a florista Filomena Jacinto, que todos conhecem do Mercado da Encarnação Sul, nos Olivais. Ela explica-nos o porquê de acorrermos à florista em ocasiões como esta. Afinal de contas, oferecer uma flor é transmitir um sentimento…

Apresentamos novos barcos no Tejo e algumas iniciativas culturais, das Carpintarias de São Lázaro à Fundação Calouste Gulbenkian, antes da nossa tradicional volta pelas 24 freguesias da cidade.

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close