DestaqueDossier

Edição de Julho do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Julho do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Este mês damos honras de capa a uma união que dura há mais de 500 anos: Portugal e Índia. Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para lá chegar, hoje em dia dão-se outros passos – não se trocam especiarias, mas ciência e parcerias empresariais.

Nas páginas centrais havemos de ficar a conhecer uma farmácia com 100 anos de história. A Farmácia Banha, no coração de Moscavide, passou de geração em geração desde 1917 até hoje e o EXPRESSO do Oriente conversou com avó e neta: duas simpáticas gerações de farmacêuticas à frente dos destinos da casa.

Mas já lá vamos… Logo a abrir temos alunas da EPHTL na fase final de um concurso gastronómico e os táxis anteriores a 2000 fora do centro de Lisboa.

Por isso, é num táxi mais moderno que chegamos à primeira freguesia em que vamos parar para ver como estão as coisas. Nos Olivais, a SFUCO completou 131 anos e nós estivemos lá. Vimos o Rui Costa, ex-jogador do Benfica e da Selecção Nacional, inaugurar um campo desportivo e participámos na iniciativa “Uma Noite na Minha Escola”. Por fim, acompanhámos a visita dos presidentes Fernando Medina e Rute Lima aos Olivais.

Já no Beato, recuámos até à data da fundação da Freguesia, com a Feira Setecentista do Beato, organizada pela Junta de Freguesia local. Também inaugurámos uma imagem de Nossa Senhora na Madre de Deus e uma placa de homenagem ao executivo local.

Em Marvila, dançámos e cantámos, comemos e bebemos no “Marvila dos Sabores”, antes de ver inauguradas as primeiras duas carreiras de bairro da Carris. Também há novidades sobre o novo Hospital de Lisboa Oriental!

Na Penha de França explicamos-lhe como votar no Orçamento Participativo local, o POP Penha, como ajudar os Bombeiros do Beato e Penha de França e damos uma espreitadela às melhorias promovidas pela Junta de Freguesia. Não se esqueça que há Quim Barreiros na Paiva Couceiro na quinta-feira, dia 20!

Ali ao lado, em São Vicente, o Presidente da República inaugurou uma exposição dedicada a Manuel de Arriaga e o Convento da Graça reabriu ao público com novos espaços belíssimos.

Também marcámos presença na reunião descentralizada da Câmara de Lisboa, que ouviu os cidadãos da Penha e de São Vicente.

Já no Lumiar, antecipamos a II edição do festival “Birra da Cerveja”, deitamos um olho a outras iniciativas da Junta de Freguesia e damos as boas vindas ao novo quartel de Bombeiros da Alta de Lisboa (RSB).

Antes da habitual volta pelas 24 freguesias lisboetas, contemplamos a nova estátua ao Padre António Vieira, mesmo em frente à Santa Casa.

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close