DestaqueDossier

Edição de Abril do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Já está disponível a edição de Abril do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Ao abrir a edição deste mês do nosso Jornal, pomos de imediato as mãos ao ar: nem é tanto por ordem da Polícia Judiciária, que se reuniu em congresso para debater o terrorismo e se juntou no Estádio 1.º de Maio para jogar futebol; é para aplaudir a reintegração das Marchas Populares do Alto do Pina, Benfica e Santa Engrácia no concurso deste ano.

Mas não nos “detemos” muito tempo, para não chegarmos atrasados à visita do Presidente da República aos Olivais, onde foi promover o leite português na sede da Confagri. Marcelo ouviu cantar e concordou: “o iogurte é o que a gente curte”!

Abandonando a fila para a selfie com o Presidente, falamos com um fotógrafo amador que por acaso também é polícia. Armindo Santos é conhecido por meio mundo no universo das corridas e dispara em todas as direcções… para obter “aquela” fotografia, claro está!

Depois de sabermos que o Jardim do Campo Grande vai receber o nome de Mário Soares no dia 25 de Abril e que estão abertas as candidaturas para os Prémios Literários Estoril Sol 2018 (Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís), participamos na homenagem que a Junta de Freguesia de Carnide fez ao falecido actor João Ricardo, por ocasião do Dia Mundial do Teatro.

E porque nos sentimos numa de fazer desporto, apostamos tudo no corfebol com uma equipa chamada Korf Lx Project e que dá cartas na modalidade. Espreite para conhecer esta malta!

Nos Olivais, marcamos presença no lançamento de um livro sobre gestão em autarquias do qual Rute Lima é co-autora e preparamo-nos para o almoço da Juventude dos Anos 50-60 da Encarnação. Mas é com a banda da SFUCO que mais nos divertimos, ao som das bandas sonoras mais famosas do cinema. Também temos muita poesia com o aniversário da APP – Associação Portuguesa de Poetas.

Em Marvila aprendemos sobre o passado das vilas operárias, na Biblioteca, e começamos a contagem decrescente para o Zumba Colors, enquanto que no Beato ficamos a conhecer o Plano de Pormenor do Casal do Pinto, que vai renovar completamente uma parte significativa do Bairro da Picheleira. Depois de ouvirmos o presidente Silvino Correia sobre o assunto, damos um saltinho à EB 2,3 das Olaias, onde uma especialista debate com os alunos sobre o consumo de substâncias como álcool, tabaco e drogas. Muito interessante!

Chegados aqui, impõe-se um sonoro “Parabéns!” à Freguesia da Penha de França, que este ano celebra o seu centenário. Conheça um pouco da sua história… e se é freguês ou trabalha por lá, vá pensando nos projectos em que vai votar no POP Penha.

Por falar em aniversário, a Freguesia do Lumiar assinalou a 2 de Abril 752 primaveras, outra pequena história para conhecer nas nossas páginas. Por ali, também passeamos, ouvimos Mozart, Haydn e Mendelssohn e anunciamos o festival de teatro “Felizmente Há Lumiar!”, de 24 a 29 de Abril.

Só paramos em São Vicente, ou melhor, em Évora, que é onde a Junta de Freguesia local levou 200 dos seus seniores a passear. Também deitamos um olhar sobre as “Férias Desportivas São Vicente”, que foram recheadas de actividades e jogos, desporto e contacto com a natureza.

Se ainda não estiver cansado, dê connosco a habitual volta pelas 24 freguesias de Lisboa.

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close