Destaque

Duas unidades de rastreio em Lisboa

As freguesias do Lumiar e do Parque das Nações vão receber uma unidade de diagnóstico da Covid-19 cada uma.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa e confirmado pelo Município em comunicado enviado às redações. A Câmara e a ARS-LVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão instalar uma unidade na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, e um Centro de Rastreio Móvel (drive-thru) no Parque das Nações. O termo drive-thru designa uma modalidade em que o cidadão não tem de sair da sua viatura para fazer o teste.

De acordo com a CML, os testes nestas unidades de despistagem, a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs, serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada unidades de saúde do SNS. Todos os testes serão gratuitos e as unidades serão abertas no fim desta semana.

Além destes dois centros, haverá mais oito instalados nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Referindo-se ao sistema de Centro de Rastreio Móvel, o tal drive-thru, Fernando Medina apontou o caso da Coreia do Sul que massificou este tipo de teste: “Este sistema ajuda muito, como na Coreia do Sul, o serviço de saúde, a sinalizar casos positivos, a confinar contactos dessas pessoas, e decidir se terá tratamento em casa ou se precisa de intervenção hospitalar”.

Quando entrar em funcionamento a unidade da Escola Básica Quinta dos Frades, terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes, funcionando com dois médicos e seis técnicos laboratoriais. Já o Centro de Rastreio Móvel, instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho, terá capacidade para 150 análises diárias e a Câmara assegura que o número pode aumentar de acordo com as necessidades.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close