DestaqueDossier

DGS partilha vídeo sobre o COVID-19

A Direcção Geral de Saúde divulgou um vídeo novo em que emite recomendações de medidas gerais de protecção em relação ao coronavírus COVID-19.

O vídeo, que disponibilizamos no final deste artigo, começa por afirmar que “O novo coronavírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas que libertamos normalmente durante a fala, tosse ou espirro. Estas gotículas não se propagam normalmente a uma distância superior a um metro, podendo depositar-se nas superfícies”.

Logo a seguir é abordado o tema do uso de máscaras: é levantada a questão de saber se o uso de máscaras protege as pessoas contra o contágio da doença e são apontadas as orientações da OMS. “Até à data, a Organização Mundial de Saúde não aconselha o uso de máscaras pela população, por várias razões: a máscara mal utilizada e mal retirada não funciona; a máscara pode levar à acumulação de vírus; o contacto das mãos com a máscara contaminada leva à propagação da doença. Por estes motivos, as máscaras podem dar uma falsa sensação de segurança”.

No entanto, o vídeo também recomenda que as pessoas que possam estar infectadas utilizem, de facto, máscara, referindo que tal pode impedir a maior propagação do vírus.

No campo das recomendações, são apontadas as seguintes: lavar frequentemente as mãos, espirrar e tossir para o cotovelo, utilizar lenços descartáveis, deitar imediatamente os lenços para o lixo, lavar as mãos ou utilizar solução alcoólica sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Por fim, é deixado um último conselho: mantenha-se atento e acompanhe as recomendações da DGS.

O vídeo encontra-se disponível aqui: https://youtu.be/MJmWJyWywIU

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close