Início » Local, Nacional, Outras » “Da Gestão, em Autarquias”

A obra “Da Gestão, em Autarquias”, com coordenação de João Ralha e com o contributo de múltiplos autores, foi apresentada no Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa a 2 de Abril.

A presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e Manuel Castro Almeida, ex-secretário de Estado e ex-presidente de Câmara estiveram lado a lado com o coordenador do livro, emprestando diferentes pontos de vista sobre a obra. Além dos citados, também a secretária de Estado da Administração Pública, Fátima Fonseca, fez parte da mesa.

“Da Gestão, em Autarquias – Para melhorar as competências em Gestão, dos Eleitos” tem como principal destinatário os autarcas, à cabeça os líderes: presidentes de câmara e de junta de freguesia.

Nas intervenções dos protagonistas, ficou patente que a maioria das decisões tomadas pelos eleitos, depois das escolhas de prioridades políticas, são decisões de gestão. Resulta claro que convém terem os instrumentos de gestão adequados, em termos práticos, para poderem tomar essas decisões.

A sessão não deixou de abordar temas como a descentralização de competências, a necessidade de encontrar indicadores de resultados de políticas públicas facilmente mensuráveis, a transparência e o escrutínio público, e ainda a reforma administrativa aplicada em Lisboa e o caso específico dos Olivais.

No final, o público pôde trocar impressões com os autores, depois de um momento musical ao som de dois violinos.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!