DossierLocalNacionalOutras

Convento de Nossa Senhora da Penha de França é Monumento de Interesse Público

A portaria publicada em Diário da República confirma: a igreja e o edifício do antigo Convento de Nossa Senhora da Penha de França são agora Monumento de Interesse Público.

O Governo refere na portaria que a classificação cumpre os critérios legais “relativos ao carácter matricial do bem, ao génio dos respectivos criadores, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua concepção arquitectónica, urbanística e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva”.

O Convento de Nossa Senhora da Penha de França, parcialmente reedificado em finais do século XVIII a partir do anterior complexo do século anterior, sofreu bastante com o famoso terramoto que destruiu meia cidade de Lisboa em 1755.

No documento assinado pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pode ler-se: “A austera e monumental fachada do templo contrasta com a riqueza dos elementos artísticos do interior, acessível por largo pórtico com escadaria monumental”. O texto também destaca a nave do templo, a riqueza dos mármores, os altares laterais em talha dourada e o retábulo da capela-mor, além dos azulejos seiscentistas e o túmulo da sacristia.

Em jeito de curiosidade, refira-se um ponto certamente mais desconhecido destacado pela portaria: no claustro do edifício existia um poço de água que alimentava com água da cisterna do convento a zona oriental de Lisboa!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close