Sociedade

“Confinados até quando?”

A Associação Salvador acaba de lançar uma campanha de sensibilização a nível nacional, com o objectivo de apelar à consciencialização das entidades responsáveis e população em geral para que haja um esforço conjunto para tornar os espaços acessíveis a todas as pessoas.

Numa fase em que o país volta novamente a desconfinar, a campanha “Confinados até quando?” pretende alertar para o facto de, infelizmente, nem todos terem essa oportunidade. As pessoas com deficiência motora continuarão confinadas às suas casas, à sua rotina, aos espaços que frequentam habitualmente. A maioria dos espaços continua a não ser acessível, impedindo que vivam uma vida livre, sem barreiras.

Através de uma carta fechada ao país e de uma presença forte nas redes sociais, a campanha pretende promover mais um momento de sensibilização para a necessidade de tornar Portugal mais acessível, justo e inclusivo para todos.

“Vivemos permanentemente confinados. Quem consegue identificar uma rua no nosso país onde não encontremos um obstáculo à mobilidade? Este é o panorama em pleno século XXI: degraus no acesso aos restaurantes, uma escadaria à porta de casa, calçada portuguesa sem manutenção, passadeiras não rebaixadas”, explica Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador. “Enquanto não existir uma revisão do Decreto-Lei 163/2006, enquanto a fiscalização não actuar, enquanto não existir sensibilidade por parte dos proprietários para tornar os seus espaços acessíveis, viveremos esta realidade. O Governo e as Câmaras são os principais responsáveis e, por isso, as principais entidades que poderão fazer a diferença. Foi neste sentido que decidimos lançar esta carta ao país, para voltar a relembrar à sociedade que estas são situações com que as pessoas com deficiência motora se deparam diariamente. “Confinados até quando?” chama a atenção para um problema que, infelizmente, apenas quem passa por ele está mais sensibilizado. Queremos que comecem a existir mudanças efetivas significativas nesta área. Não podemos continuar permanentemente à espera”, conclui Salvador.

“Confinados até quando?” está assim inserida num dos grandes eixos de actuação da Associação Salvador – a Sensibilização. A Associação tem vindo a trabalhar diariamente para promover uma maior acessibilidade para todos, um dos principais factores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.

Poderá aceder à campanha nas várias redes sociais da Associação Salvador: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Sobre a Associação Salvador

A Associação Salvador, fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003, actua na área da deficiência motora e tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

Desde a sua criação, tem vindo a desenvolver projectos diferentes e ambiciosos que tiveram excelentes resultados e demonstrado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência, tendo apoiado ao longo de 18 anos mais de 3.860 pessoas e as suas famílias.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close