Destaque

CML distribui kits de reciclagem

Com toda a certeza já procede à separação do seu lixo doméstico. Saiba então que agora pode ter todos os produtos separados devidamente acondicionados em sacos disponibilizados pela Câmara Municipal de Lisboa, os “ecobags”, que é como quem diz: sacos ecológicos!

Teve início no dia 5 de Abril, a distribuição de kits de reciclagem pelos 350 mil domicílios postais de Lisboa para a promoção ambiental da cidade, apelando a uma maior participação dos munícipes na separação do lixo em casa e à sua correcta deposição nos ecopontos.

Compostos por três Ecobags (sacos reutilizáveis e recicláveis produzidos com ráfia de polipropileno 100% reciclado pós-consumo) adequados à separação do papel/cartão, embalagens e vidro, os kits informam sobre a forma correta de separar os três tipos resíduos, elucidando em cada um dos sacos o que deve (e não deve) ser depositado nos ecopontos azuis, amarelos e verdes, e encaminhando para a página do site da CML lisboa.pt/dias-do-lixo que informa sobre a localização dos ecopontos e os dias de recolha de cada resíduo.

Sensibilizar a população para a importância ambiental da reciclagem e do papel que cada um deve assumir no tratamento dos resíduos urbanos e na promoção de uma cidade mais limpa e sustentável é o principal objectivo desta campanha.

Esta acção surge após ter sido feito um reforço dos equipamentos na via pública, com a instalação de 280 eco-ilhas subterrâneas, 500 novas papeleiras e novos contentores em várias zonas da cidade – designadamente no novo sistema de recolha bilateral em bairros municipais, com um total de 782 contentores – e de vários investimentos nos sistemas de recolha dos bairros históricos, na frota de remoção, em recursos humanos e melhoria das condições de trabalho, bem como após a revisão do Regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana de Lisboa e a transferência de competências e de verbas para as juntas de freguesia, para reforço dos serviços de limpeza urbana.

Em 2019, foram recolhidas em Lisboa 331 327 toneladas de resíduos, sendo a taxa de reciclagem e preparação para reutilização de 35,3%, a mais alta do país, confirmando a subida média de 1% ao ano que se verificava desde 2014. Em 2020, a pandemia e a consequente paragem das actividades económicas nos períodos de confinamento fez diminuir a produção de resíduos (285 936 toneladas), bem como a taxa de reciclagem para 28,6%.

Conheça AQUI o calendário da recolha de lixo em Lisboa

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close