Destaque

Cinemateca em risco de encerrar

 

aba_20060121_Cinemateca_936-799464A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, está em risco de fechar, por falta de dinheiro.

Segundo Maria João Seixas, directora do espaço, “se não houver uma injecção de dinheiro” em breve por parte da secretaria de Estado da Cultura não haverá outra opção se não fechar portas.

O orçamento da Cinemateca provém da cobrança da taxa de quatro por cento de exibição de publicidade nas televisões, cujas receitas são repartidas o Museu do Cinema (20%) e o Instituto do Cinema e Audiovisual (80%). A quebra de investimento em publicidade tem no entanto prejudicado a Cinemateca, que tem visto o seu orçamento a diminuir.

A falta de dinheiro está a pôr em causa a salvaguarda do património do cinema português, nos arquivos em Bucelas (Loures), que já não tem capacidade de acolher mais colecções por falta de dinheiro para a compra de prateleiras; os salários de 71 trabalhadores; e a programação e restantes actividades de funcionamento do Museu do Cinema.

Maria João Seixas afirma que é necessário obter uma resposta até ao final do mês para  decidir o futuro do património fílmico.

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, já garantiu que estão a ser asseguradas as medidas para manter em funcionamento a Cinemateca, assegurando que aquele organismo cultural não vai encerrar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close