Local

“Chieira”, de Luís Esteves, na Biblioteca Orlando Ribeiro

O Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, no Lumiar, recebe, no próximo dia 3 de Dezembro, a apresentação do documentário “Chieira”, um filme de Luís Esteves realizado no âmbito do projecto “Casas Regionais em Lisboa. Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa”.

O filme/documentário, sobre as Casas Regionais em Lisboa e sobre a vaidade em ser regionalista, retrata as gentes vindas das aldeias para a capital do país, no decorrer do século XX, na procura de melhores condições de vida, assim como o seu protagonismo no desenvolvimento e expansão da cidade, fazendo de Lisboa uma verdadeira “manta de retalhos” de culturas e vivências.

Luís Esteves é Doutor em Arte dos Media, pela Universidade Lusófona em Lisboa, com o tema: “Casas Regionais em Lisboa. Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa” e Mestre em Estudos Artísticos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com convénio internacional ao abrigo do Acordo de Cooperação na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, Brasil e licenciado em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com especialidade iniciada no âmbito do programa Erasmus, em Cinéma et Audiovisuel, na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris III, França.

Participou em mais de oitenta projectos, como director, produtor e intérprete em teatro, cinema e televisão, além de professor de artes e formador certificado, em contexto nacional e internacional.

“Chieira” trata-se da sua primeira obra em filme e já arrecadou o Prémio Vencedor na categoria de Documentário no White Unicorn International Film Festival – India (June-July 2022); o Prémio Vencedor na categoria ‘Best Short Doc’ no Rome Prisma Film Awards (July 2022); e foi seleccionado para o DRB Films Production Khandesh International Short Filme Festival 2022.

O evento de apresentação de “Chieira” tem início às 14h40 com a recepção pelo Grupo de Concertinas da Casa do Concelho de Castro Daire, seguido da exibição do filme e de uma conversa com o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura. O encerramento está previsto para as 17h00 e fica a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa.

A entrada é livre mas obriga a inscrição prévia através do e-mail: bib.oribeiro@cm-lisboa.pt

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close