Reportagem
Cheira bem, cheira a Lisboa
O Museu de Lisboa junta-se ao ambiente festivo de Junho com a inauguração da exposição Cheira bem, cheira a Lisboa e uma programação diversificada que celebra o santo mais popular da cidade.
As grinaldas de cores fortes já decoram os bairros de Lisboa e há palcos e esplanadas instaladas em cada recanto. As temperaturas convidam à vida de rua, entre vizinhos e desconhecidos, e os cheiros e os sons da cidade intensificam-se.
Mais do que o cheiro a flores e a mar, como escreveu César de Oliveira, a exposição Cheira bem, cheira a Lisboa mostra-nos que as fragrâncias de Lisboa são bem mais variadas. Partindo da colecção particular de Afonso Oliveira, a exposição inaugura no dia 6 de Junho, às 18h, na Sala dos Fundos do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta e é uma oportunidade para percorrermos mais de 150 anos de história da perfumaria em Lisboa, desde a primeira fábrica – Thomas Mendonça e Filhos, instalada em 1850 na Calçada do Combro – até à actualidade.
No Museu de Lisboa – Santo António celebra-se a faceta mais popular da devoção ao santo mais querido da cidade com a Trezena a Santo António, uma programação cultural que se iniciou no dia 1 de Junho, com o concerto do Coro de Câmara de Lisboa, na Igreja de Santo António.
Até dia 13 de Junho, a música continua a marcar o ritmo das celebrações. No dia 6, às 18H, o grupo Collective Musicorum vai encher o Largo de Santo António com os populares temas relacionados com as marchas. No dia 9, também às 18H, o Largo torna-se palco da Orquestra Geração, um projecto de inclusão social através da música orquestral, que apresenta um repertório dedicado às Festas de Lisboa. No feriado do 10 de Junho, às 15h, tem lugar mais um concerto do ciclo de órgão, com a soprano Raquel Alão e o instrumentista Sérgio Silva.
A Trezena a Santo António inclui ainda oficinas para famílias, visitas, percursos e a exposição de rua de Tronos de Santo António. Esta exposição resulta de um desafio lançado pelo Museu de Lisboa – Santo António a todos os residentes na cidade e o roteiro digital para descobrir todas as «obras de arte» da edição deste ano será disponibilizado pelo museu no dia 8 de Junho, através do site e das redes sociais.
Há muito por onde escolher para conhecer melhor o santo mais acarinhado da cidade.
Saiba mais em Trezena de Santo António | EGEAC Cultura em Lisboa.