LocalNacional

Cerimónias do 5 de Outubro em Lisboa

As comemorações do 109.º aniversário da Implantação da República decorreram, como habitualmente, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa. Este ano, dois acontecimentos marcaram a cerimónia: o falecimento de Freitas do Amaral e as eleições legislativas.

Foi uma cerimónia solene mais curta e sem discursos marcadamente políticos, uma vez que a proximidade do acto eleitoral impõe o chamado silêncio de reflexão. Por outro lado, ficou marcada pelo içar da bandeira nacional a meia-haste, em virtude do luto nacional decretado em consequência da morte de Diogo Freitas do Amaral.

A cerimónia contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do executivo municipal liderado por Fernando Medina, e ainda da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta.

Coube à banda da GNR entoar o hino nacional, cuja partitura original se encontra em exposição no átrio dos Paços do Concelho até ao dia 31 de Outubro. A composição de Alfredo Keil (música) e Henrique Lopes de Mendonça (letra), intitulada “A Portuguesa”, foi consagrada como Hino Nacional a 19 de Junho de 1911 por decreto da Assembleia Nacional Constituinte.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close