CulturaDestaqueDossierLocal

“Brinca até não te cansar o coração” – Homenagem a João Ricardo

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, a Junta de Freguesia de Carnide promoveu uma grande homenagem ao actor João Ricardo.

O jardim do Largo das Pimenteiras ganhou mais uma escultura: cumprindo a tradição de inaugurar uma escultura no Dia Mundial do Teatro, Carnide dedicou a João Ricardo uma escultura da autoria do artista plástico e cenógrafo Luís Sousa, uma cadeira suspensa.

Com muita animação e música, seguiu-se a inauguração de uma exposição sobre o percurso artístico do actor e encenador logo ali ao lado, na Galeria Bento Martins, no edifício sede da Junta de Freguesia de Carnide.

Em comunicado, a autarquia local afirma que “João Ricardo, Actor e Encenador português falecido em Novembro passado, teve uma contribuição ímpar para o Teatro, a Televisão e o Cinema, sendo justamente reconhecido pela sua ampla e rica participação na vida artística nacional”.

O presidente Fábio Sousa assinala mesmo que “este ano a Freguesia sentia que não podia deixar de recordar e homenagear o actor e encenador João Ricardo. Pela sua ligação a Carnide, pelo percurso que aqui iniciou com o carismático Bento Martins, pela sua criatividade sem fim, pelo animador em que se tornou, pela forma carinhosa e exemplar com que sempre apadrinhou a Marcha de Carnide mas também pela figura pública do mundo teatral e televisivo que nos habituámos a ver e sentir… O João deu muito a Carnide e levou uma parte significativa do que aqui se faz para além fronteiras…”.

Mas a homenagem não se podia fazer sem uma representação teatral: já ao fim do dia, o Teatro de Carnide encheu o seu auditório para a estreia de um espectáculo de homenagem a João Ricardo e a reposição do teatro infantil encenado pelo próprio em 1994 “O Dragão Cor de Framboesa”. Nesta reposição, foram protagonistas os actores do elenco original: Conceição Loureiro, Gonçalo Ferreira, Paula Granja, Pedro Górgia e Rita Martins, numa coprodução com o Teatro Carnide, precisamente o grupo de teatro onde João Ricardo se estreou nos anos 80 como actor e encenador.

O EXPRESSO do Oriente esteve presente e pôde testemunhar o carinho da comunidade pelo falecido artista, num dia de emoções fortes. O sentimento do dia estava algures entre o mote dado por João Ricardo na peça central da galeria da exposição, “Brinca até não te cansar o coração”, e a fala de uma actriz no espectáculo de homenagem, depois de uma sonora gargalhada: “Um actor tem de conseguir rir, mesmo que esteja muito triste”.

O espectáculo “Dragão Cor de Framboesa” ficará em cena no Teatro de Carnide até ao dia 8 de Abril.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close