DestaqueDossierNacional

Centro de Acolhimento para Refugiados inaugurado

Foi inaugurado na passada quarta-feira, dia 19 de Dezembro, o terceiro centro de acolhimento do Conselho Português para os Refugiados (CPR), em São João da Talha.

O primeiro-ministro António Costa não faltou ao acto simbólico de inauguração de um centro plenamente equipado que vai receber os primeiros refugiados em meados de Janeiro.

É o maior centro de acolhimento do país, com disponibilidade para acolher 90 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, e destina-se a receber os refugiados que Portugal se comprometeu a acolher no âmbito do programa de reinstalação ao nível europeu. Recorde-se que o nosso país aceitou receber um total de 1010 até ao fim do próximo ano.

No entanto, tal não significa que os refugiados permaneçam nas instalações inauguradas em São João da Talha, visto que o equipamento vai prestar um acolhimento temporário e posterior reencaminhamento para as diversas zonas do país. Isso mesmo foi referido na cerimónia por Teresa Tito de Morais, do Conselho Português para os Refugiados.

O Centro de Acolhimento para Refugiados foi construído num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loures e teve co-financiamento por parte do Banco do Desenvolvimento do Conselho da Europa. Tem uma ala para homens, outra para mulheres, outra para famílias e ainda uma para menores não acompanhados.

Os refugiados que chegarão em Janeiro virão do Egipto e serão maioritariamente sírios e sudaneses.

Ver mais

Artigos relacionados

Close