Cultura

Exposição de Jorge Romão na Galeria Arte Graça

Foi em 2018 que Jorge Romão expôs pela primeira vez publicamente aproveitando a abertura da Galeria Arte Graça situada no coração do bairro onde vive.

Em 2020 o pintor está de regresso com a sua terceira exposição, a um local onde sempre foi feliz: “A sua casa” como gosta de se referir à estreita relação que mantém com a galeria Arte Graça.

“Contrastes e Fragmentos” é constituída por 50 quadros divididos em dois capítulos, cada um deles instalado num dos andares do espaço expositivo da Rua da Graça.

Fragmentos é uma homenagem aos azulejos de Lisboa, um palimpsesto quadricular em todos os tons com que os azulejos ganham identidade por essa cidade adentro. Impressões inspiradas em elementos da natureza, raízes, folhas ou troncos de árvore, animais, mas também em símbolos de identidade da cidade: o Tejo, os seus barcos.

Cá em cima é o mundo dos contrastes: paisagens verticais, arquitectura urbana desconstruída em frente ao nosso olhar, telas quase negras onde um raio de luz se atravessa para trazer alegria, mas também lágrimas. Optimismo, ou fatalidade. Desespero, assombro, poesia.

Quase todos os quadros em exposição foram pintados durante os últimos seis meses.

“Contrastes e Fragmentos” é uma exposição que pode ser vista até dia 30 de agosto.

A Galeria Arte Graça funciona entre 5ª e domingo entre as 16 e as 20 horas.

Mais informações em www.artegraca.pt

Texto Rui Lagartinho

Fotos dos quadros e do autor de Líbia Florentino

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close