Reportagem

Casa da Comarca da Sertã comemora 76.º aniversário

A Casa da Comarca da Sertã, sediada na freguesia dos Olivais, festejou os 76 anos no dia 21 de Maio, em Vila de Rei, retomando, após dois anos de pausa devido à pandemia, o habitual passeio de aniversário.

Como manda a tradição, o ponto de encontro foi na Praça do Areeiro, local de onde saíram sócios, familiares e amigos, o Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e representantes de diversas Casas Regionais rumo aos Paços do Concelho de Vila de Rei, onde já diversos associados e convidados aguardavam a comitiva oriunda de Lisboa.

Paulo César Laranjeira Luís, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, fez as honras da casa recebendo os convidados e promovendo a troca de lembranças entre a edilidade e as Casas Regionais presentes: Casa da Comarca de Arganil, Casa do Concelho de Alvaiázere, Casa do Concelho de Castanheira de Pêra, Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Casa do Concelho de Tomar e Casa do Concelho de Tondela.

O almoço foi o momento alto do convívio e decorreu no edifício da Associação de Caça e Pesca de Vila de Rei, com uma vista desafogada sobre a paisagem serrana. Na ocasião, foram homenageados os sócios que completaram 25 e 50 Anos de associado no período de 2020 a 2022. O Grupo de Concertinas de Vila de Rei ajudou a animar a festa com as suas músicas e enriquecendo o momento de cantar os parabéns à Casa da Comarca da Sertã.

O passeio seguiu pela Vila e incluiu uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Guia, uma caminhada pela zona antiga, com visita ao Museu Municipal, importante núcleo etnográfico no qual se recria uma casa de lavradores abastados do séc. XIX, e culminou com uma visita à Capela da Misericórdia, também conhecida por Igreja de S. Sebastião, restaurada entre 2003 e 2006.

A terminar a festa e antecedendo o regresso a Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei, que completou este mês 441 anos de existência, ofereceu um lanche de despedida nas instalações da sua Creche e Jardim de Infância.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close