Destaque

Cartão do cidadão mais fácil de obter em Lisboa

A partir de 15 de Abril deverá ficar mais fácil obter o cartão do cidadão, depois de o Governo ter implementado medidas para contrariar o aumento dos tempos de espera.

O Ministério da Justiça pôs em acção um plano que passa pelo reforço dos postos de atendimento, alargamento dos horários de funcionamento e abertura de postos específicos para quem adquiriu a nacionalidade portuguesa.

Para fazer face ao aumento das filas de espera na Conservatória do Registo Civil (CRC) de Lisboa da Avenida Fontes Pereira de Melo, haverá mais oito postos para atendimento espontâneo, em horário alargado (das 9h às 19h), que se somam aos seis que fazem atendimentos por agendamento no mesmo horário e também Aos sábados, haverá um atendimento exclusivo para quem agendou o pedido de cartão do cidadão.

Entre os motivos avançados para o aumento da afluência aos serviços dos registos e notariado, estão a procura por parte de cidadãos portugueses com morada no Reino Unido e as alterações à Lei da Nacionalidade, segundo explicou o Ministério da Justiça à Agência Lusa.

Também por isso, haverá postos de atendimento exclusivo para agendamento por parte de cidadãos que adquiriram a nacionalidade portuguesa e pretendem pedir o seu primeiro cartão de cidadão.

O Governo prevê ainda a implementação de uma parceria com os Espaços Cidadão, com possibilidade de alargamento a outros espaços de atendimento locais, por exemplo juntas freguesia.

Conforme avança a Agência Lusa, os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos que reúnam as condições para efectuar a renovação do cartão de cidadão ‘online’, serão contactados para agendarem o dia e hora de deslocação ao Espaço Cidadão que lhe for mais conveniente ou, em alternativa, num balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Estes espaços são 19 em Lisboa: cinco balcões do IRN – Marvila, Laranjeiras, CRC Lisboa, Campus de Justiça e Boa Hora; e 14 Espaços Cidadão.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close