CulturaDestaqueDossierNacional

Carlos do Carmo recebeu chaves de Lisboa

No último concerto da sua carreira, o fadista Carlos do Carmo recebeu das mãos do presidente da Câmara a Chave de Honra da Cidade de Lisboa.

Num concerto memorável por todos os motivos e mais alguns, que teve lugar no Coliseu dos Recreios, um dos nomes mais altos do fado português recebeu o carinho do público e duas distinções muito especiais: a Chave de Honra da Cidade de Lisboa, entregue pela Câmara, e a medalha de mérito cultural, entregue pelo Governo.

(créditos: CML/Clara Azevedo)

Em nome de cada uma destas entidades, subiram ao palco para a entrega o edil Fernando Medina, o primeiro-ministro António Costa e a ministra da Cultura, Graça Fonseca. Também esteve presente na sala o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

À beira de completar 80 anos de idade, e no dia em que punha fim a uma prolífica carreira musical, a 9 de Novembro, Carlos do Carmo foi assim agraciado com uma honra que normalmente se aplica a chefes de estado estrangeiros. No entanto, e como esclarece a Câmara Municipal de Lisboa no seu site, trata-se de “um galardão municipal destinado a distinguir personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que, pelo seu prestígio, cargo, acção ou relacionamento com Lisboa, sejam considerados dignos dessa distinção”.

Com quase 60 anos de carreira, o lisboeta vencedor de um Grammy “Lifetime Achievement” e de um Grammy Latino de Carreira (entre muitos outros prémios e distinções) despediu-se dos palcos ovacionado de pé.

(fotos: CML/Clara Azevedo)

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close