DesportoLocal

Campeão Baptista Pereira homenageado na arte

O antigo nadador Baptista Pereira foi homenageado com um mural de arte urbana num posto de transformação da EDP Distribuição.

Joaquim Baptista Pereira (1921-1984), foi um campeão nadador internacional de fundo. Natural de Alhandra (concelho de Vila Franca de Xira), foi recentemente alvo de mais uma homenagem, expressa, desta vez, na parede de um posto de transformação e seccionamento da EDP Distribuição.

Quem percorrer a Rua Miguel Bombarda, em Alhandra, no sentido Sul-Norte, deparar-se-á lá mesmo ao fundo – junto a um dos mais belos locais do cais ajardinado em que pululam embarcações que dão bem nota da actividade náutica que anima a terra – com um edificado estreito e alto que agora tem estampada a figura do homem que, entre outros, bateu o recorde mundial da travessia do Canal da Mancha, em 1954.

A obra de arte, consumada pelo artista Vile (Rodrigo Nunes, nascido em Vila Franca de Xira em Setembro de 1984, cerca de três meses depois da morte de Baptista Pereira), foi possível graças à interacção da União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz com a EDP Distribuição.

O Posto de Transformação, posicionado num excelente local à beira Tejo considerado como porta de entrada da Vila, transformou-se em receptor de um dos murais de Arte Urbana com que a autarquia está a ilustrar Alhandra, no intuito de eternizar figuras de relevância local e nacional.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close