DestaqueDossier

Câmara vai investir 80 milhões na Carris

O orçamento e plano estratégico para a Carris, apresentado esta semana pela Câmara de Lisboa, prevê um investimento na ordem dos 80 milhões de euros até 2019.

Na sequência da passagem da gestão da Carris para a Câmara Municipal de Lisboa, que aconteceu no início deste ano, o Município apresentou esta quarta-feira, dia 10 de Maio, o orçamento para 2017 e o plano estratégico para os próximos três anos.

Até ao final de 2019, a Câmara prevê um investimento na ordem dos 80 milhões de euros e identifica dois objectivos: “parar o declínio e promover a recuperação”. As prioridades passam, deste modo, por aumentar o número de carreiras, renovar a frota e aumentar a eficiência e a sustentabilidade.

Na conferência de imprensa, o presidente Fernando Medina recordou as medidas já implementadas, como a diminuição do tarifário para a população idosa e a gratuitidade para crianças até aos 12 anos.

Dos 80 milhões a investir, 75% do montante vai aplicar-se na renovação da frota; entre as restantes novidades de monta contam-se a criação de novas linhas e a contratação de 220 motoristas.

Os primeiros novos autocarros serão 125 viaturas standard (30 milhões de euros) e 40 articulados (15 milhões), cujo concurso público deverá ser lançado ainda este mês de Maio.

Quanto às carreiras da rede de bairros que foram anunciadas pela Câmara, deverão conhecer desenvolvimentos em Junho. Marvila, Olivais, Parque das Nações e Santa Clara são as primeiras quatro freguesias que as verão surgir.

Os utentes da Carris podem ainda esperar o lançamento de uma app que permite aceder a informação como horários, tempos de espera e rede de transportes públicos. O wifi  gratuito também está no horizonte.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close