DestaqueDossierNacional

Câmara e Airbnb assinam acordo sobre a Taxa Turística

resized_Terreiro do PaçoA Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa assinaram esta sexta-feira, dia 15 de Abril, um acordo sobre a Taxa Turística e Alojamento Local Responsável.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa explica que o acordo de cooperação cumpre o propósito de “facilitar o sistema de colecta da taxa turística aos operadores de alojamento local e promover uma actuação mais responsável e transparente do sector” e adianta que “Este acordo segue-se a outros já assinados com as cidades de Amsterdão e Paris”.

A plataforma vai passar a cobrar a taxa turística aos visitantes a partir do dia 1 de Maio, verba que será depois remetida à Câmara trimestralmente num processo automático.

“A Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa vão ainda trabalhar em conjunto para promover uma actuação mais responsável no alojamento local/home sharing, construindo uma comunidade aberta e transparente no sector e ajudando a promover o desenvolvimento sustentável do turismo em harmonia com outras áreas que ajudem a fazer de Lisboa um local melhor para viver, trabalhar e viajar”, afirma ainda o comunicado.

No campo do alojamento responsável, a parceria entre as duas entidades vai focar-se na promoção das regras e do funcionamento responsável do sector de turismo local, na promoção de um turismo sustentável para os residentes lisboetas e de uma cidade de Lisboa como centro global de inovação e de start-ups empresariais.

João Paulo Saraiva, vereador dos Recursos Humanos e Finanças, considera que “A implementação deste acordo com a Airbnb é um importante passo para simplificar o processo de colecta da taxa turística e tornar mais claras as formas de funcionamento do alojamento local. Este sector de actividade tem tido uma importante contribuição para a economia da cidade, na criação de emprego e como complemento do orçamento familiar. A taxa turística vai reverter para o Fundo de Desenvolvimento Turístico, que tem como objetivo promover de forma sustentável o sector do turismo, nesta e noutras vertentes, harmonizando-o com outras áreas estratégicas de crescimento da cidade, que melhorem a vida das pessoas que a habitam e visitam”.

A Airbnb é um mercado global comunitário onde os interessados podem anunciar, encontrar e reservar alojamento em todo o mundo. A Airbnb põe em contacto pessoas através da experiência da viagem, em mais de 34.000 cidades de 190 países.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close