Início » Dossier, Local, Outras » Câmara de Lisboa declara guerra ao estacionamento em 2.ª fila

A Câmara Municipal de Lisboa lançou uma campanha de combate ao estacionamento em 2.ª fila, em parceria com a EMEL, a Polícia Municipal, o ACP, a Carris e várias associações.

A campanha tem como mote “2.ª fila não é opção” e é naturalmente dirigida aos condutores, sejam eles cidadãos comuns ou profissionais da cadeia de distribuição. Pode ser conhecida através do endereço www.2filanaoeopcao.pt, onde se destaca desde logo que as multas por esta contra-ordenação podem ascender a 150€.

E convém os condutores saberem desta informação, porque a campanha não é só de sensibilização: também vai aumentar a fiscalização do estacionamento indevido em segunda fila, na medida em que este é identificado como uma das principais causas de congestionamento de trânsito, sobretudo nas horas de ponta da manhã e da tarde.

Entre os efeitos perversos do estacionamento em 2.ª fila contam-se os impactos ambientais, os atrasos no abastecimento da cidade e dos serviços. Mas a pior consequência, dada a sua gravidade, é a que diz respeito aos acidentes e atropelamentos, sendo que o Município aponta para uma incidência maior na tomada e largada de passageiros junto às escolas.

A Câmara assinala que os profissionais podem sugerir alterações para os lugares de cargas e descargas e sensibiliza para a realização das mesmas antes da hora de ponta da manhã, tão cedo quanto possível, para perturbar menos o tráfego automóvel.

Além de folhetos porta-a-porta e do site na internet, a campanha estará presente em mupis, na rádio, no multibanco e nas redes sociais, claro está (hashtag #2filanaoeopcao).

Tome ainda nota das artérias onde haverá reforço da fiscalização: Rua do Comércio, Praça do Comércio, Rossio / Baixa, Mercado da Ribeira / 24 de Julho, Av. 5 de Outubro, Av. Duque de Ávila, Rua Braancamp, Rua Castilho, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Tomás Ribeiro, Largo Camões, Príncipe Real, Cais do Sodré, Av. Infante D. Henrique, Av. Defensores de Chaves, Arco do Cego, Av. Roma, Av. João XXI, Av. da Igreja, Rua de Arroios, Rua dos Bacalhoeiros, Rua de São Paulo (protecção CARRIS), Av. Almirante Reis, Av. de Berlim e Av. Casal Ribeiro.

 

Uma resposta para “Câmara de Lisboa declara guerra ao estacionamento em 2.ª fila”

  1. Multem quem tem que multar seria o mote correcto..

    Argumento reles e baixo por parte dos vereadores da mobilidade .
    Devem estar mesmo de Burro amarrado com a PSP..!!!!! Ja preparam novas competências para a E.M.E.L. empresa fiscalizadora de Parquimetros.

    Fiscalizem Taxis , Tuk Tuk , etc….
    Reponham lugares de estacionamento retirados a população sem aviso previo …e por favor não preparem a cama a novos vereadores Politicos como novos Administradores da E.M.E.L.

    Responder