Destaque

Calendário de tributo aos Jogos Paralímpicos

A Fundação AFID Diferença lançou um calendário solidário de tributo aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão, cuja receita reverte para o seu trabalho de integração de pessoas com deficiência.

A AFID criou um calendário com o tema “espírito Olímpico e Paralímpico” no qual aparecem ilustradas 12 das modalidades que estarão representadas em Tóquio, aquando dos Jogos deste ano. As “estrelas” em destaque neste calendário solidário são clientes e colaboradores da Fundação.

Assente no espírito Olímpico “CITIUS” – mais rápido, “ALTIUS” – mais alto e “FORTIUS” mais forte, o projecto da Fundação AFID Diferença representa no seu calendário Boccia, Salto em comprimento, Salto com vara, Halterofilismo, Natação – estafeta -, Natação Sincronizada, Rugby, Atletismo – maratona -, Judo, Boxe e Ténis.

Em comunicado, a AFID explica que pretende “associar-se à valorização do desporto de forma a homenagear o espírito Olímpico e Paralímpico, cujo lema – Citius, Altius e Fortius – foi proposto por Pierre de Coubertin – Fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna – durante a criação do Comité Olímpico Internacional, em 1894, e introduzido nos Jogos de Paris em 1924”.

O presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Domingos Rosa, conta que “o desporto para Pessoas com Deficiência foi concebido inicialmente como uma experiência clínica”, mas que atualmente “é visto de uma forma diferente, isto é, o seu alcance vai além da terapia. Hoje o desporto contribui para a (re)integração da Pessoas com Deficiência na comunidade, assumindo o conceito de Normalização.”, acrescentando ainda que o desporto surge como uma “forma positiva de integração é a competição entre atletas com e sem Deficiência, criando motivação extra para a prática desportiva, sendo este o aspecto mais importante para a obtenção de boas performances; ao estar motivado o valor terapêutico, psicológico e o conceito de normalização estão implícitos”.

O calendário solidário de 2020 está disponível na sede da Instituição e através do site, por um valor simbólico de 1 euro e uma edição especial de parede com um custo de 1,50 euros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close