Local

Calçada dos Barbadinhos vai ser requalificada

Está aberto o concurso público para a requalificação da Calçada dos Barbadinhos, na Freguesia de São Vicente.

No âmbito de um contrato de delegação de competências celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa em Setembro de 2016, a Junta de Freguesia de São Vicente vai proceder à requalificação da Calçada dos Barbadinhos, na sua quase totalidade, desde o n.º 18 (um pouco acima da Igreja de Nossa Senhora da Porciúncula e do Museu da Água / Estação Elevatória dos Barbadinhos) até ao n.º 136 (próximo do cruzamento com a Rua de Sapadores).

“Sendo a Calçada dos Barbadinhos um arruamento longo, assume-se como uma importante de ligação entre as partes norte e sul da Freguesia e constitui um eixo a partir do qual o tráfego se distribui pela zona interior de Santa Engrácia. A Calçada dos Barbadinhos integra ainda o Pólo Clínico da Junta de Freguesia, com relevante tráfego pedonal”, afirma a Junta de Freguesia de São Vicente ao EXPRESSO do Oriente.

“Sendo um arruamento com elevada densidade residencial, é habitada, em grande parte, por cidadãos seniores com dificuldades de locomoção, pelo que esta intervenção, há muito desejada e necessária, vai procurar responder à necessidade urgente de melhoraria da acessibilidade e mobilidade, visando mais segurança e conforto para peões e melhor ambiente urbano. Ao mau estado da calçada e variações significativas da largura do passeio, que em diversos pontos é muito estreito, soma-se a presença de viaturas indevidamente estacionadas, resultando numa via com deficientes condições de circulação e com significativo risco para os peões, especialmente durante as estações em que a chuva potencia o risco de quedas para a circulação pedonal”, completa ainda a autarquia.

A reabilitação prevê a renovação da calçada, o reperfilamento e realinhamento dos passeios, a regularização da faixa de rodagem, introdução de pilaretes, recuperação e redistribuição de guarda-corpos, a criação de duas passadeiras, bem como a clarificação e encabeçamento de passadeiras existentes.

A abertura do concurso de requalificação da Calçada dos Barbadinhos é um marco importante num processo iniciado ainda no mandato anterior, logo após a tomada de posse pelo executivo da Junta de Freguesia de São Vicente e que, através da delegação de competências, permitirá dar resposta às necessidades da população, solucionando um problema que se agravava há décadas.

Aberto o concurso, uma vez adjudicada a obra, o prazo previsto para a conclusão desta requalificação é de 180 dias.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close