Local

Caem os níveis de poluição em Lisboa

Segundo a Agência Europeia do Ambiente, os níveis de dióxido de azoto (NO2) caíram 40% na cidade de Lisboa até 22 de Março, em relação à semana anterior.

Se comparados com a mesma semana de 2019, a queda dos níveis de dióxido de azoto é ainda maior: 51%. Esta descida está fortemente relacionada com as restrições impostas pelo Governo, em pleno estado de emergência decretado a 18 de Março, levando as pessoas a ficar em casa e retirando, por isso mesmo, a grande maioria dos veículos de circulação.

Os milhares de lisboetas e muitos trabalhadores de Lisboa (em funções não essenciais ou em teletrabalho) deixaram de pegar nas suas viaturas, algo que é por estes dias notório a qualquer hora, em qualquer ponto da cidade.

Recorde-se que o dióxido de azoto (NO2) é o poluente que a Agência Europeia do Ambiente (AEA) analisa para aferir a poluição do ar nas cidades. A AEA refere, naturalmente, que a capital portuguesa não é caso único: Barcelona e Madrid registaram quedas nos níveis de NO2 semelhantes a Lisboa, entre os 41% e os 55%, em relação ao ano passado; Milão e Roma desceram menos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close