DestaqueNacional

Autoridade Tributária alerta para e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um alerta para que os cidadãos se abstenham de abrir ligações em e-mails de endereços falsos, aparentemente ligados às Finanças.

São mensagens de correio electrónico que podem suscitar dúvidas nos utilizadores mais incautos ou pelo menos causar surpresa, visto que normalmente identificam a AT, fazem referência a uma “situação irregular” que deve ser resolvida e podem até incluir factos verdadeiros, como o prazo de entrega da declaração de rendimentos, por exemplo.

Apesar de, numa leitura atenta, o texto acabar por denunciar a sua falsidade pela forma como está escrito, a verdade é que pode convencer cidadãos menos habituados a recorrer aos serviços tributários online.

Eis o alerta, na íntegra:

A AT tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio electrónico provenientes de endereços como info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido.

Exemplo do corpo da mensagem: [imagem ao lado]

Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objectivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido.

Em caso algum deverá efectuar essa operação”.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close