Destaque

Áudio-táxi para ajudar cegos e amblíopes

Desde o dia 18 de Dezembro, os táxis da Cooptáxis dispõem de um serviço de acompanhamento áudio para os cegos e amblíopes.

O áudio-táxi, uma ferramenta tecnológica disponível em toda a frota de cerca de 700 táxis da Cooptáxis, é uma iniciativa de inclusão social apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa que faz o acompanhamento da viagem para quem não vê.

Em declarações à Lusa, Carlos Silva, vice-presidente da Cooptáxis, explicou na altura do lançamento do áudio-táxi o cliente seria informado, pela audição, de assuntos como o número do táxi, a tarifa a aplicar e o valor a pagar, além de ser saudado ao entrar no carro e de receber um cumprimento de despedida, no final.

De acordo as declarações do responsável, este serviço é implementado na zona da grande Lisboa (Almada, Loures, Odivelas, Lisboa e Seixal), onde se encontra a maioria da frota, mas chegará também às restantes cidades onde está presente, nomeadamente Guimarães, Portimão, Faro, Tavira, Olhão, Vila Real Santo António e Loulé.

Os taxistas recebem previamente a informação de que se trata de um cliente cego, quando recebem o pedido de transporte, mas também podem activar a funcionalidade do áudio-táxi sempre que se aperceberem de que o cliente que vão transportar não vê. Futuramente, haverá a versão inglesa e francesa do áudio-táxi, que também passará a ter geo-referenciação.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close