Reportagem

Associação Mansarda ganha terreno no Restelo

A Associação Mansarda recebeu, da Câmara Municipal de Lisboa, um terreno para a construção de uma residência de apoio a artistas, na freguesia de Belém. A cerimónia de assinatura do contrato promessa decorreu no passado dia 29 de Outubro, no local onde será erguida a residência, na Rua Gonçalo Velho Cabral, na zona do Restelo.

O projecto, com a assinatura do arquitecto Carrilho da Graça, inclui um edifício com 80 quartos para alojamento temporário ou permanente, que permitirão o acolhimento de artistas que passam por momentos de necessidade, quer seja por motivos de saúde, falta de condições familiares, situação de isolamento ou mesmo porque necessitam de um local para ficarem alojados enquanto, por exemplo, fazem formação fora da sua zona de habitação regular. Será também uma casa em que co-habitam gerações, em que se valoriza o conhecimento e experiência dos mais velhos numa constante interacção com os mais novos.

Para que exista também a aproximação à comunidade e até a promoção do convívio local, o espaço contará com um auditório com uma lotação de 100 lugares destinado à programação cultural, uma sala de formação, uma sala de reabilitação e um restaurante aberto ao público.

A Associação Mansarda vai agora, e ao longo dos próximos dois anos, procurar dinamizar e promover uma série de iniciativas junto da comunidade e de entidades parceiras que lhe permitam reunir os fundos para a construção da primeira residência.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, afirmou que este é “um sinal de esperança e de compromisso para o futuro, ao serviço daqueles que tanto merecem e precisam” e Patrícia Vasconcelos, uma das fundadoras da Mansarda, afirma que este projecto será aberto “a outras instituições e à sociedade, onde artistas de várias áreas possam encontrar, num mesmo espaço, uma continuidade das suas profissões, das suas vidas activas e da sua formação”.

A Associação Mansarda nasceu, no início de 2019, pelas mãos de um conjunto de pessoas, essencialmente ligadas à vida artística, mas também à língua portuguesa, à escrita e à cultura. São elas: Anabela Mota Ribeiro, António Pedro Ferreira, Camané, Francisco Varatojo, Henrique Cayatte, Jorge Salavisa, José António Pinto Ribeiro, José Paulo Carvalho, Julita Santos, Leonor Xavier, Luísa Villar, Manuel Costa Cabral, Margarida Cunha Belém, Maria Flávia Monsaraz, Maria Flor Pedroso, Maria Nobre Franco, Miguel Guilherme, Patrícia Vasconcelos, Paula Ribeiro, Pedro Wallenstein, Rui Cardoso Martins, Rui Horta e Teresa Schmidt.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close