Início » Dossier, Local, Nacional, Outras » Apresentação do programa Noite + Segura

Aconteceu esta sexta-feira, dia 4 de Maio, a apresentação oficial do programa Noite + Segura, que se destina a reforçar a segurança na noite lisboeta.

A cerimónia decorreu no salão nobre do Ministério da Administração Interna (MAI) e contou com a participação do ministro com a tutela da pasta, Eduardo Cabrita, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto e o vereador com o pelouro da Segurança, Miguel Gaspar.

O programa Noite + Segura envolveu o MAI e a Câmara de Lisboa num esforço de reforçar a segurança em zonas de concentração de estabelecimentos de diversão nocturna, através da implementação de medidas de carácter preventivo.

As ocorrências registadas nos últimos dois anos, pelas forças de segurança, junto de estabelecimentos de diversão nocturna, foram tidas em conta na elaboração das propostas que constituem o programa agora apresentado.

De acordo com o Município, “Do trabalho resulta uma vigilância mais apertada, a obrigatoriedade de formação específica dos seguranças-porteiros, videovigilância em todos os acessos de espaços nocturnos, controlo da actividade de segurança, fiscalização e acompanhamento dos licenciamentos e do cumprimento da lei em ligação com parceiros, fiscalização do ruído, registo de ocorrências contra-ordenacionais e criminais através de uma plataforma informática partilhada entre CML, PSP e outras entidades envolvidas”.

A Câmara de Lisboa adianta ainda que “Entre as medidas de maior impacto destaca-se a delimitação de zonas de diversão nocturna, através de estabelecimento de planos de contingência, áreas de pré-posicionamento de meios de socorro, patrulhamento conjunto da PSP e Polícia Municipal, estas zonas serão também cobertas por videovigilância, melhorias no espaço público (iluminação, passeios, zonas de estacionamento, proibição de roulottes de venda de bebidas alcoólicas nas zonas delimitadas, etc.)”.

Recorde-se que as zonas de delimitação de diversão nocturna são o Bairro Alto (delimitada pela Rua D. Pedro V, Rua da Misericórdia, Calçada do Combro e Rua do Século); Cais do Sodré (delimitada por Rua de São Paulo, Cais do Sodré, Praça de Dom Luís I); e Zona Ribeirinha.

Além de todas estas medidas, o programa prevê ainda a realização de acções de sensibilização ao nível da prevenção do consumo do álcool e fiscalização da venda de bebidas alcoólicas nas envolventes e nas zonas de diversão nocturna.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!