CulturaDestaque

Novo Ano chinês celebrado em Lisboa

resized_novo ano chinesO dia 30 de Janeiro vai assinalar o início do Novo Ano chinês com uma grande festa na Avenida Almirante Reis e no Martim Moniz.

As festividades, também conhecidas como Festa da Primavera, vão dar início ao Ano do Macaco no calendário chinês.

Para dar as boas vindas ao novo ano, um grande festival vai animar a Avenida Almirante Reis e o Martim Moniz com cor e música logo a partir das 11h do dia 30 de Janeiro, este sábado.

O programa das festividades foi apresentado pelo presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chineses, Choi Man Hin, numa conferência de imprensa em que participaram o vereador das Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Carlos Manuel Castro, e o conselheiro cultural da Embaixada da China, Shu Jianping.

O objectivo das celebrações é permitir que a comunidade chinesa receba o novo ano “como se estivesse na sua terra”, partilhando o momento com “os seus amigos portugueses”, nas palavras de Choi Man Hin, que também destacou a participação de dois grupos vindos da China, a Companhia de Dança Huajin da província de Shanxi e a Companhia de Performance de Chongquing. Por seu turno, Shu Jianping frisou que esta é a festa mais importante do povo chinês, celebrada de forma organizada em mais de 140 países em todo o mundo e cerca de 400 cidades.

A cidade de Lisboa acolhe a festa pelo terceiro ano consecutivo ao ar livre, no Martim Moniz. “Venhamos de onde viermos, em Lisboa somos todos lisboetas”, afirmou o vereador Carlos Manuel Castro.

Estão prometidas danças, acrobacias, muitos dragões e até…fado, começando na zona da Igreja dos Anjos e seguindo por ali afora até ao Martim Moniz. O programa completo (nas duas línguas) pode ser consultado no seguinte endereço.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close