Destaque

App Stayaway Covid – Ciência Viva explica

Como funciona a aplicação STAYAWAY COVID? Para que serve? Tem algum risco para a nossa privacidade? Estas e outras perguntas enchem as caixas de comentários nas redes sociais e marcam as conversas dos últimos dias.

A Ciência Viva, em colaboração com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), promove o ciclo online Ciência em Conversa, Quintas-feiras das 18h às 18h45, em directo via YouTube, contribuindo para o debate informado sobre a aplicação STAYAWAY COVID.

Cada sessão contará com a participação de investigadores portugueses para esclarecer as dúvidas dos cidadãos, desde a privacidade no rastreio digital de contactos até à eficácia da utilização da STAYAWAY COVID. Todos são convidados a participar enviando questões para serem respondidas em directo.

Na primeira sessão, dia 10 de Setembro, ficaremos a saber como a aplicação nos poderá ajudar a travar a propagação da pandemia, como funciona e como foi o seu processo de desenvolvimento. Para isso contamos com Milton Severo, Investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Francisco Maia, Investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e CEO da Keyruptive.

No dia 17 de Setembro o tema abordado será a segurança e privacidade de dados. Especialistas em ética e cibersegurança irão mostrar como a aplicação obedece aos mais elevados padrões de segurança e como é feito o acompanhamento que ajuda a mitigar eventuais vulnerabilidades.

A última sessão de Setembro acontece no dia 24 e terá como tema central o relançamento da economia. Quase um mês depois do seu lançamento, investigadores do INESC TEC e do ISPUP regressam ao Pavilhão do Conhecimento para falar sobre os resultados preliminares da aplicação, a adesão dos portugueses e as potencialidades desta ferramenta para a reabertura da economia em segurança.

Conheça melhor os convidados e todo o programa na página dedicada ao ciclo online Ciência em Conversa.

STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Keyruptive e Ubirider. Através da proximidade física entre smartphones é possível rastrear, de forma rápida e segura, as redes de contágio provocadas pela COVID-19. Com a adesão, os utilizadores são informados sobre exposições de risco à doença nos últimos 14 dias sem que os seus dados sejam partilhados.

A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à identidade ou dados pessoais do utilizador.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close