DestaqueDossierEducaçãoLocalNacionalOutras

APAV lança campanha de combate aos crimes de ódio

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima pôs em marcha o movimento “Respect Battles”, com o lema “Combate o ódio com respeito”.

A campanha pretende combater crimes e discurso de ódio através da música, mais propriamente o hip-hop, inspirando-se nas “rap battles” em que os rappers se defrontam mas alterando radicalmente o conceito.

Com a participação de cinco figuras do hip-hop português, Malabá, ACE, M7, Papillon e Estraca, a APAV quer combater os crimes e discurso de ódio, convidando os artistas a embarcarem nas tais “respect battles”, qualquer coisa como “batalhas de respeito” em português.

Assim, os protagonistas são colocados frente-a-frente com as vítimas, gerando-se uma dinâmica em que não são trocados insultos, mas sim palavras de respeito.

De acordo com a APAV, cada uma das batalhas tem como alvo quatro crimes de ódio: ódio étnico e racial (ACE); ódio a pessoas LGBTI+ (M7); ódio e intolerância religiosa (Papillon); e ódio a imigrantes e refugiados (Estraca). O rapper Malabá criou um tema geral, no qual são abordados os outros quatro tipos de crimes de ódio. Cada um destes artistas protagoniza um filme, e será apresentado um filme novo em cada semana.

A campanha Respect Battles foi desenvolvida no âmbito do projeto “Ódio Nunca Mais: Formação e Sensibilização para o Combate aos Crimes de Ódio e Discurso de Ódio”. O projecto conta com o cofinanciamento do Programa Justiça da União Europeia e com a parceria nacional da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República, bem como com a parceria associada da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e ainda com várias organizações europeias parceiras.

Assista ao primeiro vídeo, com Malabá como protagonista, no seguinte endereço do Youtube.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close