Sociedade

António Damásio nos Olivais

 

A Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, prestou homenagem ao seu patrono, recebendo com pompa e circunstância o neurocientista António Damásio. A cerimónia, realizada dia 9 de Janeiro, contou com a presença de ilustres individualidades nacionais, que assistiram ainda à inauguração oficial desta que é uma escola pública moderna e totalmente requalificada.

O dia chuvoso não afastou os cerca de 400 convidados, entre professores, alunos, encarregados de educação e mais de 60 personalidades nacionais presentes na cerimónia, nomeadamente: António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência; José Manuel Rosa do Egipto, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais; Bagão Félix; Maria Barroso; Leonor Beleza; Clara Ferreira Alves; António Lobo Antunes e muitas outras individualidades ligadas às mais diversas áreas académicas.

A ocasião era especial e tratava-se de uma oportunidade única para ver de perto o patrono da escola, reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido no campo da neurociência. António Damásio, médico neurologista e investigador português radicado nos EUA desde 1975, aceitou o convite de António Pinto da Cruz, director da Escola Secundária dos Olivais. “É uma enorme responsabilidade e orgulho para mim ser patrono desta escola. Aqui estão a ser formados jovens que irão contribuir de forma positiva para o futuro. Daí a importância da educação, pois permite criar indivíduos mais preparados para a vida.”, referiu António Damásio durante a cerimónia, num discurso pautado pelo bom-humor que caracteriza o neurocirurgião.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, também presente no evento, o mais importe é não esquecer que “a escola tem a missão de formar cidadãos cada vez mais conscientes e qualificados. O nosso país não tem futuro sem pessoal qualificado.”.

Relativamente à mensagem do Ministro da Educação e Ciência foi dedicada aos estudantes. Nuno Crato lembrou a plateia que “os nossos alunos têm de saber que Portugal tem bons cientistas e bons profissionais em várias áreas. A qualidade do ensino precisa do exemplo de pessoas como António Damásio que são uma fonte de inspiração para todos nós”.

Por sua vez o director da instituição, António Pinto da Cruz referiu que “este dia será sempre recordado e celebrado com muita estima pois é uma honra termos o previlégio de recebermos António Damásio em nossa casa. A partir de agora, o Dia do Patrono será celebrado pela comunidade escolar da Secundária dos Olivais, estando prevista a criação de um núcleo de estudo e reflexão sobre a obra do cientista e grande humanista que é António Damásio”, afirmou António Pinto da Cruz, visivelmente feliz.

Durante o evento, os convidados puderam ainda apreciar trechos musicais de Francisco Sasseti, ao piano, e de Pedro Lopes no violino. António Damásio foi também surpreendido com uma pintura em sua homenagem, da autoria de Antonieta Janeiro, ex-professora de inglês na Escola Vitorino Nemésio. Em seguida, a comitiva visitou o recinto e as salas de aula da instituição, culminando os festejos com uma exposição do artista Julião Sarmento, na qual o pintor deu a conhecer as suas obras, com especial destaque para os esboços realizados para o livro do neurocirurgião – Self cames to mind – e a Escultura dos Sapatos em Espelho inspirada na pesquisa do professor sobre a percepção humana do que é real.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close