DestaqueDossierOutras

Ano Novo Chinês

Pelo quarto ano consecutivo, Lisboa recebe um evento que assinala a entrada do novo ano chinês, uma festa comemorada em 130 países e cerca de quatrocentas cidades em todo o mundo.

A entrada no novo ano chinês acontece a 28 de Janeiro, mas as celebrações em Portugal realizam-se já este fim-de-semana, de 21 e 22 de Janeiro.

No que diz respeito à capital, as comemorações vão estar centradas na Praça do Martim Moniz, organizadas pela embaixada da República Popular da China e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Entre aquela emblemática praça e a Avenida Almirante Reis, haverá desfiles, feiras, exposições fotográficas, momentos musicais e demonstração de actividades tradicionais chinesas entre as 10h e as 17h de ambos os dias, para assinalar a chegada do ano do Galo de Fogo.

A Companhia de Ópera Wu, de Zhejiang, é convidada de honra, tal como um grupo de artesãos chineses. Também marca presença a Companhia de Dança da Escola Secundária Pui Ching de Macau, bem como várias associações da comunidade chinesa em Portugal. Quanto a nomes portugueses, fazem parte da lista a fadista Cristina Nóbrega e o Rancho Folclórico da Figueira da Foz, entre outros.

Eis o programa do evento:

Dia 21 de Janeiro:

Desfile, feira tradicional, espectáculo, demostrações de artesanatos tradicionais (recortes de papéis, tecelagem de cânhamo, escultura de argila e apresentação do teatro de sombra) e exposição fotográfica
Horário: das 10h às 17h
Desfile: das 11h às 12h
Local: Av. Almirante Reis (da Igreja dos Anjos até à Praça do Martim Moniz)
Espectáculo: das 13h às 16h30
Local: Praça do Martim Moniz
Feira Tradicional: das 10h às 17h
Local: Praça do Martim Moniz

Dia 22 de Janeiro:

Feira tradicional, demonstrações de artesanatos tradicionais (recortes de papéis, tecelagem de cânhamo, escultura de barro e apresentação do teatro de sombra).
Horário: das 10h às 16h
Espectáculo: das 14h-16h
Local: Praça do Martim Moniz

Mais informações: https://www.facebook.com/Feliz-Ano-Novo-Chinês欢乐春节-220124235113998/

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close